Palavrões e a ciência

Hoje, na revista Superinteressante li um artigo chamado "A ciência do palavrão". Ele relata como a ciência explica o uso e a evolução dos palavrões. De cara imaginei que seria uma matéria meio sem-noção: "Pow! Palavrão e ciência!".
Mas o artigo superou definitivamente as espectativas. Ele relata a evolução e origens dos xingamentos. A palavra 'coitadinho', ou 'tadinho', por exemplo, tem uma origem nada inocente. O sigficado original da palavra é "aquele que sofreu o coito", ou seja, f*dido.
Expressões como "Que se dane" e "Vai pro inferno" antigamente eram insultos dos piores, pois a referência à religião era assunto muito delicado.
Hoje a maioria dos chingamentos está relacionada com excretas ou com violência sexual, por exemplo, "merda" ou "f*dido".
Não é possível prever o futuro, mas certamente a "evolução" dos palavrões sempre estará relacionada à nossa realidade, sendo que daqui a alguns anos "pedófilo" poderá ser uma ofensa equivalente às que temos hoje.
Para mais detalhes, claro, consulte a Super do mês! :)

1 comentários:

Rafael Michalski disse...

Nossa, sempre gostei muito da Super. Lembro que em uma das edições falou sobre a descoberta de microorganismos no fundo do mar. Imagina a quanto tempo saiu essa edição... hahahahaha! Muito bom o blog!