A Apple realmente reinventou o celular?

Muitos andam dizendo que a Apple, lançando o iPhone, acabou reinventando o celular... Mas será que isso é um fato ou apenas uma idéias dos críticos bonzinhos ou que foram encantados pelo poder sedutor do aparelho?
Balmer, da Microsoft, já tinha definido o iPhone como uma grande piada. Quando eu vi a declaração dele achei que era dor de cotovelo, mas agora vejo que ele estava certo!
Existem diversos smartphones com capacidade equivalente ou até superior ao iPhone. Quer exemplos? O N95, o N93i, QTek 9100, além de vários O2 e HTC, e os aparelhos que portam Windows Mobile 6.0...
A grande jogada da Apple foi fazer um investimento publicitário alto e agregar o valor do iPod no iPhone, pois o mp4 player da Apple, considerado o com melhor qualidade de som, já tinha nome de grande peso no setor dos eletrônicos.
Também é indiscutível a revolução no design, mas isso já foi ultrapassado, pois a Apple demorou muito para começar as vendas do iPhone, então os outros fabricantes trataram logo de criar designs iguais ou até superiores.
Ou seja, aquela aparente invencibilidade do iPhone foi bravamente combatida pela concorrência e a funcionalidade deixou de ser destaque no aparelho.

2 comentários:

Guilherme Almeida disse...

acredito que ter um iphone hoje não passa de pura ostentação

Dorian disse...

Isso serve como prova da força que uma campanha de marketing tem para o sucesso de um produto.