Dicas de Vestibular #1 - Dicas de Português #1

À partir de hoje faço mais uma tentativa de publicações em série (espero que não seja um fiasco desta vez). Vou passar a postar dicas de vários assuntos relacionados às provas de vestibular que rola pela rede (Qta pretenção a minha acreditar que um vestibulando vai parar de estudar para visitar o meu blog). Esse primeiro post eu encontrei no site relacionado a vestibulares do portal UOL, escrito pelo prof. Dílson Catarino:

Pegadinha Gramatical

Errado: "As provas serão aplicadas nas salas de 30 à 39."

As provas serão aplicadas nas salas de 30 à 39O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não?Veja a explicação do prof. Dílson Catarino:

Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).

Caso não haja o artigo a(s) anteriormente ao primeiro numeral, não ocorrerá o acento indicativo de crase entre os numerais. Veja alguns exemplos:

Esperaremos o professor das 8h às 10h. Há a crase entre 8h e 10h, por ter o artigo as contraído com a preposição de (das) antes de 8h.

Precisaremos de oito a dez horas para realizar essa tarefa. Não há crase entre oito e dez, por não ter o artigo antes de oito.

As provas serão aplicadas da sala 30 à 39. Há a crase entre 30 e 39, por ter o artigo a contraído com a preposição de (da) antes de 30, mesmo que haja o substantivo sala entre os dois.

De 100 a 200 pessoas morreram no acidente. Não há crase entre 100 e 200, por não ter o artigo antes de 100.

A frase apresentada, então, deve ser escrita sem o acento indicador de crase por não ter o artigo antes de 30:

Ou seja, o correto é: "As provas serão aplicadas nas salas de 30 a 39".

2 comentários:

Unknown disse...

Olá
Dicas de português. Descobri um software, "Aumentando seu Vocabulário", onde você aprende rapidinho dezenas de palavras novas através das Lições, Exercícios e Textos. Além disso tem Dicionário Personalizado e Jogos de Palavras. Em Textos, você aprende usar as palavras e construir suas próprias redações. Ideal para Vestibulandos e estudantes do Ensino Médio.
Vale a pena, por isso resolvi divulgar, pois me ajudou muito.
Está no www.softwareebookecia.com

Dicas de Português disse...

Foi lançado o novo ebook da www.softwareebookecia.com
"126 pegadinhas em Língua Portuguesa"
Para Vestibulandos e Concurseiros
Ótimo material, totalmente grátis.
A rápida leitura deste material pode garantir sua vaga.